top of page

Mindfulness e a tomada de decisão

Já falamos brevemente sobre isso, mas esse assunto pode ter vários pontos a serem abordados. Estou falando sobre o fato das pessoas quererem cada vez mais. Querem mais coisas, mais amigos, mais dinheiro, mais amor, mais tudo. Mas a verdade é que tenho a sensação de que quanto mais se quer, menos se tem. O que se compra, o que se come e até as pessoas passam muitas vezes pelas nossas vidas sem profundidade.

Quando foi a última vez que você realmente degustou sua refeição? Você se lembra da sua última conversa ou você estava pensando no que ia responder ou fazer enquanto o outro ainda falava? Quantas vezes parou e sentiu sua respiração? Parou para ouvir seu coração? Parou para pensar sobre aquela dor nas costas que estava sentindo? Dificilmente a sua resposta foi positiva para todas ou mais de uma das perguntas que fiz. Se você faz isso, parabéns! Continue assim. Mas percebe como a maioria não faz isso, não vive o agora?

Existe um modelo chamado mindfullness, atenção plena, como é chamado em português, que fala sobre esse estado de, digamos assim, “estar presente em todo momento”. Segundo o Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, “ O estado mental de “Mindfulness” pode ser induzido ao focarmos nossa atenção intencionalmente na experiência direta do momento presente, numa atitude aberta e não-julgadora”. Existem algumas pesquisas que afirmam que fazer isso ajuda no combate e prevenção de estresse, depressão entre outros problemas.

Se pararmos para pensar, isso faz muito sentido, não? Eu trouxe o tema para refletirmos o quanto que esse tipo de atitude influencia positivamente no seu resultado. Será que se você prestar atenção em como você reage quando alguém reclama de algo que você fez errado não vai te ajudar a encontrar uma melhor forma de responder? Já pensou como ficaria mais fácil saber para onde ir, se parar para entender o que você realmente quer? Se para todas as coisas que fizermos, prestarmos atenção, a vida tende a fluir de forma muito mais assertiva, saudável e prazerosa.

Sendo assim, proponho aqui que você comece a exercitar sua atenção. Veja, ouça e sinta tudo que o cerca, mas principalmente, exercite a sua atenção em você mesmo. Antes de pensar sobre o que você quer, aprenda quem é você. Qualquer decisão será mais fácil a partir daí.


Hórus Coaching

bottom of page