top of page

Você está estressado?

Segundo uma pesquisa recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que 90% da população mundial sofra com estresse. Esse número é alarmante e a população economicamente ativa no Brasil é uma das que mais sofre. São 70% das pessoas identificadas com o problema.

Existem diversos motivos geradores de estresse. Ele pode se causado por problemas familiares, por questões financeiras, amorosas e, por incrível que pareça, pode ser gerado também por excesso de coisas boas, como casamento, férias, festas, etc. Dados de 2014, da pesquisa feita pela ISMA Brasil (International Stress Management Association), estimam que em 69% dos casos o motivo está entre situações profissionais. Um dos motivos mais comuns é estar acomodado em um trabalho sem desafio. A razão para isso é simples: “Por menor esforço que ele demande, quando o trabalho não é prazeroso já gera uma sensação psíquica de sobrecarga”, disse Paulo Moretti, gerente médico do Semeando Saúde, em entrevista.

O estresse é um mal moderno que pode causar diversos problemas de saúde. Identificar os sinais é o primeiro passo para pode buscar tratamento. Alguns deles são:

Alteração de sono (dormir demais ou pouco)

Tensão muscular

Formigamento (na face ou nas mãos, por exemplo)

Problemas de pele

Hipertensão

Mudança de apetite

Alterações de humor

Perda de interesse pelas coisas

Problemas de atenção, concentração e memória

Ansiedade

Depressão

No dia a dia acelerado que vivemos atualmente torna-se cada vez mais difícil lidar com o estresse, principalmente se você tenta fazer isso sozinho. Buscar ajuda médica é fundamental, mas você pode também usar métodos alternativos para já ir minimizando o problema. Devo dizer que além das dicas mais tradicionais como exercitar-se mais e melhorar a sua alimentação, você pode buscar a ajuda de um Coach.

No Coaching você vai poder fazer uma avaliação profunda da sua vida como um todo e dessa forma identificar pontos de limitação e barreiras que estejam alimentando seu estresse sem que você saiba. Existem técnicas, métodos e ferramentas para trabalhar esse problema em uma sessão e você ainda vai poder desenvolver e treinar as suas próprias técnicas anti estresse.


Hórus Coaching

bottom of page